Aba 1

Postado em 19 de Fevereiro de 2018 às 16h31

O que é a Agrossilvicultura

Dacko - Equipamentos para Viveiro, Montagem de Viveiros, Estufas Metálicas, Máquinas e Equipamentos para preparo e movimentação de mudas, Insumos, Sombreament A agrossilvicultura é a prática de combinar espécies florestais...

A agrossilvicultura é a prática de combinar espécies florestais (árvores ou outras espécies perenes lenhosas) com culturas agrícolas e/ou pecuária, com o objetivo melhorar o aproveitamento dos recursos naturais e a produção de alimentos. Também é chamada de sistemas agroflorestais (SAF's), ela busca o uso mais sustentável dos recursos produtivos.

Embora técnicas de combinação de árvores com agropecuária já tenham sido praticadas antes mesmo do surgimento da agricultura moderna, a ciência da agrossilvicultura surgiu apenas na década de 1970, quando se realizaram grandes estudos sobre o papel das árvores na saúde do solos tropicais. As bases principais da prática estão na silvicultura (estudo da regeneração e exploração de florestas), agricultura, zootecnia e manejo do solo. Seus objetivos varia da produção de alimentos, produtos florestais madeireiros e não madeireiros, melhoria da paisagem, incremento da diversidade genética e conservação ambiental.

Os SAF's têm vantagens em relação aos sistemas convencionais de uso da terra, pois permitem maior diversidade e maior sustentabilidade. A coexistência de mais de uma espécie numa mesma área melhora a utilização da água e dos nutrientes do solo. Há ainda a recuperação da fertilidade dos solos, o fornecimento de adubos verdes e o controle de ervas daninhas.

Classificação

A classificação de sistemas agroflorestais (SAF's) mais empregada inclui: as árvores, os cultivos e os animais, que podem ser classificados como:

Sílviagrícola: árvores associadas com cultivos agrícolas anuais e/ou perenes. São exemplos: jardins domésticos, "taungya" (plantio de espécies agrícolas nos primeiros anos dos povoamentos florestais), alley cropping (plantio de árvores em fileiras ou faixas e cultivo agrícola entre as fileiras ou faixas)

Silvipastoril: árvores associadas com pecuária. Esta combinação potencializa a produção de madeira e de proteína animal. São exemplos: Banco de proteína (plantio de árvores em áreas de produção de proteína para corte ou pasto direto), árvores em pastagens naturais e/ou plantadas (para regeneração artificial ou natural de árvores em áreas de pastagens naturais ou artificiais), pasto em áreas reflorestadas.

Agrossilvipastoril: árvores associadas com cultivos agrícolas e atividade pecuária. Seu correto manejo possibilita ao mesmo tempo a conservação ambiental, o aumento da produtividade agrícola, o conforto e a maior produção animal, além de melhor qualidade de vida, contribuindo para a fixação do homem no campo. São exemplos: jardins domésticos com animais, método "taungya" seguido de pastagem durante a fase de manutenção de florestas.

Fonte: O Eco

    Veja também

    Os viveiros florestais e sua importância para a preservação das florestas07/11/17 Os viveiros florestais são essenciais para a preservação das florestas e manutenção do ambiente, pois nesses locais são cultivadas mudas de árvores e espécies que serão, depois, reintroduzidas na natureza ou plantadas em parques e áreas verdes. Há diferentes tipos de viveiros, classificados como provisórios e permanentes,......
    ¡Plantones de Café en Tubos - Futuro del Sector!30/05/18 Un factor que tiene influencia directa en el éxito de la formación del cultivo de café es la calidad del plantón. Todos los cuidados deben, por lo tanto, ser adoptados para garantizar las condiciones que favorezcan el desarrollo de......

    Voltar para Noticias (es)